quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O QUE VOCÊ PRECISA APRENDER COM QUEM VOCÊ PRETENDE ENSINAR

O QUE VOCÊ PRECISA APRENDER COM QUEM VOCÊ PRETENDE ENSINAR

* Ezildo Antunes

"Mestre é aquele que de repente aprende."

Nós professores somos portadores do que eu chamo de 'id e ensinai'. Explico: O ID, segundo os fundamentos psicológicos criado por Freud é a parte da nossa mente que é responsável pelos desejos, isto é, com o ID somos seres de impulsos e desejos. Até aí tudo bem, não há nada de errado, mas transportando essa discussão para a prática do professor, percebemos que isso se faz ipses litteres. Os professores pensam que precisam de fato ensinar, pensam que tem o poder do conhecimento nas mãos e que eles é que devem ensinar tudo.

Talvez em épocas passadas isso até tivesse cunho verdadeiro, pois tínhamos o professor da cátedra, que estava de fato (até no espaço físico) acima dos alunos e tinha a obrigação de ensinar e os alunos muito das vezes dóceis apena recebiam o conhecimento do mestre.

Paulo Freire chamou isso de educação bancária e classificou como educação apolítica, isto é, que não serve para formar sujeitos, os quais estarão de forma ética realizando e realizando-se.

Mas passado o tempo, vemos que o professauro ainda não desapareceu, continua relutando contra as novas práticas educativas e tentando ainda ser catedrático. Isso não pode continuar. Em uma sociedade complexa, se amplia os conceitos de educação e vão surgindo novas práticas educacionais, das quais o professor não pode ficar a parte. O professor hoje, além de desaprender várias manias, tem que aceitar que quem ensina, também aprende.

O professor precisa perceber que a sua prática dialetiza-se entre ensinar e aprender e, que, verdades absolutas e conceitos retrógrados não podem persistirem na educação de nosso séc. Hoje não se ensina mais o que se ensinava antigamente com a falácia do transmitir o acervo cultural existente. Hoje, o professor deve ocupar-se em contextualizar conteúdos, discutir conceitos que os alunos utilizem na vivência social deles e o que é contundente é o professor saber sensibilizar os alunos em relação ao futuro, isto é, o que iremos vivenciar daqui há 10 ou 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário