terça-feira, 28 de junho de 2016

EROS NA QUÁDRUPLA ORIGEM DA TOTALIDADE

A poesia hesiódica na Teogonia presenteia-nos com a Quadrupla Origem da Totalidade formada por Kháos, Terra, Tártaro e Eros. Os versos que marcam o "nascimento" destes são assim descritos por Hesíodo:

"Sim bem primeiro nasceu o Caos, depois também
"Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre,
"dos imortais que têm a cabeça no Olimpo nevado,
"e Tártaro nevoento no fundo do chão de amplas vias,
"e Eros: o mais belo entre os Deuses imortais,
"Solta-membros, dos Deuses todos e dos homens todos
"Ele doma no peito o espírito e a prudente vontade."

Todos os quatro possuem seus epítetos em abundância, mas aqui destacaremos as tão sacras e poderosas qualidades de Eros:
- É o mais belo entre os deuses imortais;
- Eros Preside à união amorosa;
- À ele era dirigido culto agrícola da fecundidade;
- Seu domínio estende-se irresistível sobre deuses e homens;
- Desejo de acasalamento que avassala todos os seres;
- Doma no peito o espírito e a prudente vontade.
[...]

Essas características apenas não dão conta de entendermos sua constituição, mas se adentrarmos mais no significado deste Deus na tensa e dinâmica quaternidade podemos dizer ainda que:
-Eros está mais aparentado da Terra e do Ceú;
-Eros possui força energética e movimento para que na terra não cesse a geração;
- Isso porque é estéril em si mesmo, mas comanda o princípio da união por amor e da procriação.

Parece que Eros fica bem representado em um poema de Safo em que esta diz:

Parece-me par dos deuses
Ser o homem que ante a ti
senta-se e de perto te ouve a doce voz
e o riso desejoso.
Sim! Isso me atordoa o coração no peito:
tão logo te olho, nenhuma voz me vem
mas calada a língua se quebra,
leve sob a pele um fogo me corre,
com os olhos nada vejo, sobrezumbem os ouvidos,
frio suor me envolve, tremo toda tremor, mais verde que relva estou
pouco me parece faltar-me para a morte.
Mas tudo é ousável e sofrível...

Eros parece mesmo um paredro inigualável da terra, que sendo em si mesmo estéril, incentiva e movimenta o Assento Primordial (Terra) sem lhe tirar-lhe a sacralidade e originalidade.

Fonte de Pesquisa: Teogonia - A origem dos Deuses (Estudo e Tradução de Jaa Torrano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário