sexta-feira, 5 de junho de 2020

EU ERRO



            No ano de 2016 eu escrevi: “O ser humano não é errante porque erra. É errante porque caminha. Caminhando ele erra e na errância, ele aprende. Aprende que precisa errar para aprender, e, aprendendo, ele sempre sabe que é um errante, não porque procura o erro, mas porque sempre escolhe caminhos.”
            O que é então o erro?
            O erro é uma falha. É uma ação. O erro é uma tentativa. O erro é uma causa... e o que causa o erro?
            O erro é causado pela intenção ou pela vontade de acertar.
            Se for intencional, já não é mais erro, mas sim maldade. Se você erra intencionalmente, você expõe o mau-caráter, você não usa sua fagulha divina, ou seja, a luz de sua razão.
            Mas se você erra tentando acertar, sem propósito de errar, você mostra a genuína marca do humano, isto é, somos passíveis de erro e sendo assim, também somos eximidos da culpa por errar.
            Errar intencionalmente se concretiza quando sabemos o que é para fazer e, por esse ou aquele motivo, não o fazemos, ou seja, nosso propósito é errar.
            Mas, quando não se sabe o que fazer e, quando pede-se urgência na ação, então toma-se a decisão mais aproximada do que é certo. A incerteza no que se terá que fazer, retira a configuração do erro intencional. E, às vezes, nosso caminho é incerto, mas precisamos caminhar, errando e acertando. Às vezes o caminho é obscuro, mas temos que buscar a clareira... Ás vezes o caminho é nebuloso, mas precisamos marchar em direção da luz. E por isso mesmo que, na obscuridade – erramos, assim também como na nebulosidade...
            Em tempo de incertezas, vamos errar mais e talvez acetar menos, mas isso não quer dizer que erramos intencionalmente... Se erramos, como de fato pode acontecer, foi fazendo o melhor que tínhamos que fazer naquele momento de incerteza. Aliás, como diz um filósofo: “Quanto mais incertezas temos, mais inteligentes somos.” Por que estar certo de alguma coisa ou de tudo, faz com a inércia tome conta da nossa ação, não nos movimentamos mumificados pela estagnação.
            Por isso eu digo: Eu erro!
            Erro porque faço! Erro porque quero que aconteça! Erro porque busco fazer o meu melhor! Erro porque sou de tentativas! Erro porque sou errante! Erro porque penso e me movimento no labirinto daquilo que penso ser possível.
            Então, quando eu errar, ou seja, quando eu não corresponder sua expectativa, não me julgue. Primeiro por que não há ninguém que não erra; segundo porque não errei intencionalmente; terceiro, porque errei tentando acertar, errei fazendo o melhor que podia naquele momento.

(Ezildo Antunes - Esp. em Educação e Me. em Filosofia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário